O marketing utiliza um conjunto de técnicas e estratégias de inteligência de mercado e consumo, que impulsionam produtos e serviços das marcas. Mas em datas especiais, as oportunidades se multiplicam e nasce o Marketing de Oportunidade. Sabe como aplica-lo na sua empresa ou organização?
Neste artigo vamos trazer conceitos, exemplos reais e maneiras de como você pode aplicar o marketing por oportunidade nas suas próximas campanhas.
O que é Marketing de Oportunidade?
De modo simplificado, marketing de oportunidade nada mais é que do que aproveitar de determinado momento, evento específico, tendência, lançamento ou movimento. Seu objetivo é promover a sua marca e gerar buzz entre seu público.
Este tipo de estratégia já existe há bastante tempo no outbound marketing e está cada vez mais frequente na era digital. Afinal, no mundo online é muito mais fácil criar ações que dialogam com o público.
A grande vantagem do marketing de oportunidade é aumentar a chances da sua campanha ter maior engajamento. Ele mostra que sua marca está por dentro de assuntos atuais e gera uma vontade maior do seu público dialogar com aquele discurso.
Como o Netflix se aproveitou do dia das mulheres para promover a serie Jessica Jones
O Netflix é rei quando o assunto é se apropriar de tendências. A marca não tem medo de brincar com memes, ícones e discursos atuais. E, claro que essa love brand não ia fazer diferente no dia da mulher.
A luta pela igualdade de gênero é um debate muito forte nos dias de hoje e não é preciso se considerar feminista para apoiar a causa. Jessica Jones foi uma série que teve muito sucesso na sua primeira temporada, justamente por Jessica ser um personagem forte e que luta em prol da igualdade de gênero.
E o que o Netflix fez?
Lançou a segunda temporada da série Jessica Jones hoje (08/03), o dia Internacional da Mulher. O objetivo foi fazer com todas as mulheres se sentissem representadas pela personagem da série. Um presente do Netflix para quem já é fã da série. E uma oportunidade para quem ainda não consumiu este conteúdo, consumir. (E é por isso que nós amamos o Netflix!)
Como o Burger King se aproveitou do Ovo Maltine do McDonald’s para promover seus produtos
Recentemente, o McDonald’s causou um alvoroço nas redes sociais quando comprou os direitos de uso do Ovo Maltine exclusivamente para a sua marca. O o Bob’s era a rede que tinha o milk shake de Ovo Maltine como um dos produtos de maior relevância no seu cardápio. A partir deste momento apenas o McDonald’s poderia usar o nome da marca (Ovo Maltine) para promover seus produtos. As demais redes poderiam continuar usando apenas o ingrediente para a produção do milk shake.
O Burger King estava fora da discussão, mas a rede de fast food que adora afrontar o Mc Donald’s para gerar buzz nas redes sociais não perdeu tempo. Ele e usou o marketing de oportunidade para ganhar atenção dos internautas.
Em um post publicado em suas redes sociais, o Burger King promovia o seu produto com os dizeres “Milk Shake com aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado”. Como o assunto estava em alta no momento, a publicação trouxe bastante engajamento para a marca.
Como aplicar marketing de oportunidade na minha organização?
O primeiro passo para ter sucesso nas suas campanhas de marketing por oportunidade é conhecer bem a persona da sua marca. Você precisa saber exatamente quem é o público que irá receber aquele conteúdo. O que eles acham sobre aquele assunto, o que consomem e qual tipo de posicionamento eles esperam da sua empresa.
Outro ponto, é estar sempre antenado nos assuntos atuais que o seu público consome. Quando você cria uma campanha sobre algo da atualidade, você está dialogando com o seu público. As chances deles quererem participar deste diálogo é ainda maior.
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Quantos likes a Like merece por esse artigo, hein? Rs parabéns, pessoas! Texto ótimo, assim como os exemplos =)
Obrigada Mateus 🙂