Com seus mais de 1,18 bilhões de acessos únicos por dia, o Facebook é uma importante ferramenta para o marketing digital. Por isso, é fundamental entender como funciona a dinâmica dessa rede. O algoritmo do Facebook é algo único e é primordial que você perceba o que ele significa, pois só assim conseguirá ter sucesso com a Fan Page do seu negócio.
Falar atualmente em alcance nessa rede social é falar em Ranking ou, como chamamos, algoritmo do Facebook.
São compartilhados conteúdos no Facebook constantemente, mas como é a decisão de qual postagem vai aparecer no seu feed? O algoritmo do Facebook é responsável por essa classificação de importância que a rede social dá ao conteúdo. Esse algoritmo também leva em consideração o que é mais relevante para o usuário de acordo com as publicações com qual ele interage e as suas preferências.
O Facebook foi a primeira rede que pensou em criar um algoritmo para categorizar os posts. Isso porque os números de publicações eram grandes e os usuários não viam metade, além das publicações se perderem com facilidade, surgindo, assim, a necessidade do algoritmo do Facebook. Estima-se que um usuário médio tenha acesso a, pelo menos, 1500 posts diários, mas que, no final, presta atenção em apenas 20% disso.
Se você reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu feed de notícias enquanto outras parecem nem existir. Isso se deve ao fato dessas pessoas serem mais relevantes para você do que as restantes. Como você interage mais com elas, o Facebook percebe que vocês dois têm um relacionamento mais próximo.
O mesmo acontece com as Fan Pages. O Facebook faz isso para ajudar o usuário a ter mais conteúdo de interesse, mostrando as publicações que são mais relevantes para esses usuários. Você verá no seu feed aquilo que o algoritmo do Facebook permitir. Em outras palavras, se tiver uma página com dez mil fãs, o algoritmo do Facebook faz com que as suas publicações não apareçam aos dez mil fãs, mas sim a um número mais reduzido.
A regra é simples: em uma rede social onde existe tanta informação, quem conseguir produzir um melhor conteúdo e ser mais criativo é aquele que o algoritmo do Facebook dará prioridade e, consequentemente, ganhará a “guerra” pela atenção dos fãs.
Como, então, o algoritmo do Facebook trabalha?
O algoritmo do Facebook baseia-se, principalmente, em quatro premissas: quem postou, quando postou, tipo de conteúdo e engajamento com o post.
Quem postou
O Facebook leva em consideração o nível de interações entre usuários, ou seja, a afinidade entre eles. O algoritmo do Facebook leva em consideração cada gesto. Logo, é muito importante levar os usuários da sua Fan Page a fazerem alguma ação, seja curtir, compartilhar ou comentar. Se ele tem alguma ação nas suas publicações significa que ele gosta do que você compartilha.
Quando postou
O tempo é outro fator determinante para o algoritmo do Facebook. Quanto mais recente for a sua publicação, maiores as possibilidades de ela receber algum tipo de interação por parte dos seus fãs.
Em média, 75% das interações de uma publicação acontecem nas primeiras duas horas. A partir daí a tendência é que esse valor vá diminuindo.
Tipo de conteúdo
Apesar da interação ser importante, também é necessário ter em conta a relevância dessa interação. Pense duas vezes antes de compartilhar conteúdo fútil e vazio. A interação é importante, mas a qualidade dessa mesma interação é ainda mais importante.
Engajamento do post
Como sua rede de amigos interagiu com uma postagem? Eles curtiram, comentaram ou compartilharam algo de maneira massiva? O algoritmo do Facebook atribui diferentes pesos às diferentes ações de cada seguidor da sua Fan Page. O comentário é o mais importante para o Facebook, seguido do compartilhamento, dos reactions, do like e, por último, o clique. Diante de tudo isso, uma estratégia de marketing digital se torna um grande aliado na hora de ultrapassar a barreira do algoritmo do Facebook. Agora é o momento perfeito para aprimorar sua estratégia no Facebook e trabalhar para desenvolver conteúdo significativo. Entre em contato com a gente que podemos te ajudar.