we are:

fev 19     Nenhum comentário    

Antes de falarmos sobre reposicionamento de marca precisamos entender o seguinte: no momento da criação da sua empresa, você definiu o público-alvo e quais os benefícios que sua marca poderia oferecer. Com base nas informações desta etapa do planejamento sua marca foi criada. E quando falamos de marca, estamos nos referindo não somente da identidade visual ou de cores, mas também de estratégias de comunicação, os mecanismos que serão utilizados para conversar com seu público. Isto é o posicionamento da sua marca.

Pois bem, o que acontece é que o consumidor não é o mesmo ao longo da vida. O mundo está em constante mutação e, após a chegada da era digital, essa mudança ficou cada vez mais acelerada. Nesse sentido, o que atraía a atenção do seu público ontem pode não fazer mais sentido hoje. O consumidor passa por importantes processos de mudança que impactam o relacionamento dele com a sua empresa e sua marca.

É nesse momento que sua empresa precisa se reposicionar frente às mudanças comportamentais do seu consumidor. Isso é reposicionamento de marca.

O reposicionamento de marca é uma estratégia por meio da qual a empresa busca atualizar elementos ou todo o plano de negócios, podendo impactar desde aspectos visuais, até organizacionais, de comunicação, marketing, cultura interna etc.

Quando é necessário o reposicionamento de marca?

A necessidade de mudar pode vir de fatores internos e externos.

No que diz respeito a fatores internos, são aqueles relacionados à sua empresa, como uma fusão ou aquisição de outros negócios, entrada em novos mercados, uma mudança no segmento de atuação, novas estratégias de produtos. Em resumo, uma mudança na proposta de valor da marca.

Mas, muitas vezes, a necessidade de reposicionamento de marca chega antes do esperado, por intermédio de situações que fogem ao controle. Dentre essas situações podemos citar a mudança de  comportamento dos consumidores, uma percepção negativa da marca por parte deles, mudanças nas estratégias dos seus concorrentes ou até mesmo novos concorrentes entrando no mercado, além de crises e oportunidades que acabam atingindo o segmento em que você atua o que impacta diretamente no volume de vendas.

Nesse momento, é hora de se reposicionar. Se reposicionar é mostrar para o seu público que a sua empresa se importa com o que ele acredita. É mostrar para este consumidor que a sua marca traz os mesmos valores que ele.

Como fazer o reposicionamento de marca?

O reposicionamento de marca não pode ser feito de forma repentina. Pelo contrário, precisa haver uma estratégia bem estruturada por trás.

O primeiro passo para fazer as mudanças é reunir informações sobre o cenário atual da sua empresa. Reúna informações em relação à situação atual do seu negócio, reflita sobre os principais fatores que levaram a companhia a seguir esse caminho e analise os pontos fortes e fracos do empreendimento.

É importante destacar, também, que para fazer um reposicionamento assertivo é preciso investir em pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Além disso, fique de olho no que os concorrentes estão fazendo e nos interesses do público. 

A partir de todas essas informações veja qual é o seu atual posicionamento e pense sobre o porquê ele não é mais eficiente.

Após concluir e examinar atentamente tudo o que foi dito acima, chega a hora de pensar na identidade visual. Afinal, muitas marcas ganham a atenção do público por conta disso.

Crie uma identidade sólida e exclusiva em conformidade com a missão, visão e valores da empresa e, claro, baseada no público alvo do reposicionamento de marca.

Reposicionar uma marca é importante para atingir novos mercados, atualizar sua identidade visual, contornar uma situação de crise, etc. Para esse processo, é importante ter bons profissionais, fazer uma boa análise e planejamento para que a transição seja feita de forma positiva.

Se, depois desse texto, você ainda tem dúvida se sua marca precisa ou não de um reposicionamento, entre em contato com a Like Comunicação que podemos te ajudar.



Deixe um comentário

avatar
500


TAGS


Matérias Relacionadas

Digitais influencers: como usar na sua estratégia de marketing digital?

maio 2    Nenhum comentário

Digitais influencers, como o próprio termo sugere, diz respeito aos influenciadores digitais, pessoas que produzem conteúdo para a internet e, por seu […]


SAIBA MAIS

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo?

abr 9    Nenhum comentário

Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando em estratégia de marketing de conteúdo para se destacar da concorrência, atrair visitantes e ajudar a […]


SAIBA MAIS

O que é Vídeo Marketing e como ele funciona?

abr 2    Nenhum comentário

A todo momento, somos bombardeados por vídeos, já percebeu? O crescimento do vídeo marketing não é ao acaso. Mais de 1 bilhões de horas em vídeo […]


SAIBA MAIS



Faça um
orçamento_

Trabalhamos com orçamentos adaptados as reais necessidades de cada cliente, pensando sempre nos resultados das ações como objetivo final.

entre em contato_

Assine nossa newsletter e receba nossas notícias e novidades direto no seu e-mail

Copyright © Like Comunicação - 2017