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jan 29     Nenhum comentário    

Atualmente, as empresas vêm percebendo a importância de ter como foco o cliente. Uma das melhores formas de fazer isto funcionar, principalmente no que diz respeito a estratégia de vendas, é investir em CRM e estreitar o relacionamento com o cliente.

O que é CRM?

 CRM nada mais é do que uma sigla que significa, em inglês, Customer Relationship Management, ou seja, gerenciamento de relação com clientes. Investir em CRM é definir estratégias de negócios a partir de práticas e tecnologias capazes de analisar a interação do cliente com a companhia. Nesta estratégia, o cliente é colocado como o verdadeiro foco dos processos de negócio, de modo que tudo passa a ser feito para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Quais as vantagens de investir em CRM?

 Investir em CRM permite que os gestores de um negócio melhorem a assertividade nas negociações, além de prever as necessidades e os desejos do cliente. Isso significa que a empresa passa a ter competência para atuar de forma personalizada com cada cliente, simplificando o processo de venda, principalmente, para a equipe comercial.

Os sistemas de CRM armazenam informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Eles reúnem e integram dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

O que torna o CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. Em outras palavras, investir em CRM permite que as empresas otimizem seus resultados a partir da construção de um relacionamento positivo com o cliente atual ou potencial.

Outra grande vantagem de investir em CRM como uma ferramenta para auxiliar na estratégia de relacionamento com clientes, é a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente, mantendo as informações importantes registradas no sistema.  Dessa forma a empresa desenvolve uma base de dados de clientes para basear suas estratégias.

De modo geral, softwares de CRM permitem que os gestores acompanhem a analisem o desempenho das negociações de forma simples e rápida, identificando falhas e oportunidades a partir da centralização de dados fundamentais para o planejamento estratégico dos setores comerciais.

A partir do primeiro contato com um cliente potencial até o relacionamento com uma conta antiga, o CRM ajuda as empresas a ter sucesso em cada aspecto do atendimento ao cliente.

Mas vale lembrar que, antes de contratar um sistema de CRM é essencial que a empresa saiba que existem inúmeras plataformas que podem ser adequadas ou não para os seus negócios.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do CRM? Quer utilizar esse recurso na sua empresa? Entre em contato com a Like que podemos te ajudar a decidir com mais tranquilidade qual é a melhor opção de CRM para a sua empresa. 



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