we are:

mar 8     2 Comentários    

O marketing utiliza um conjunto de técnicas e estratégias de inteligência de mercado e consumo, que impulsionam produtos e serviços das marcas. Mas em datas especiais, as oportunidades se multiplicam e nasce o Marketing de Oportunidade. Sabe como aplica-lo na sua empresa ou organização?

Neste artigo vamos trazer conceitos, exemplos reais e maneiras de como você pode aplicar o marketing por oportunidade nas suas próximas campanhas.

O que é Marketing de Oportunidade?

 

De modo simplificado, marketing de oportunidade nada mais é que do que aproveitar de determinado momento, evento específico, tendência, lançamento ou movimento. Seu objetivo é promover a sua marca e gerar buzz entre seu público.

Este tipo de estratégia já existe há bastante tempo no outbound marketing e está cada vez mais frequente na era digital. Afinal, no mundo online é muito mais fácil criar ações que dialogam com o público.

A grande vantagem do marketing de oportunidade é aumentar a chances da sua campanha ter maior engajamento. Ele mostra que sua marca está por dentro de assuntos atuais e gera uma vontade maior do seu público dialogar com aquele discurso.

Como o Netflix se aproveitou do dia das mulheres para promover a serie Jessica Jones

 

Marketing de Oportunidade Jessica Jones

 

O Netflix é rei quando o assunto é se apropriar de tendências. A marca não tem medo de brincar com memes, ícones e discursos atuais. E, claro que essa love brand não ia fazer diferente no dia da mulher.

A luta pela igualdade de gênero é um debate muito forte nos dias de hoje e não é preciso se considerar feminista para apoiar a causa. Jessica Jones foi uma série que teve muito sucesso na sua primeira temporada, justamente por Jessica ser um personagem forte e que luta em prol da igualdade de gênero.

E o que o Netflix fez?

Lançou a segunda temporada da série Jessica Jones hoje (08/03), o dia Internacional da Mulher. O objetivo foi fazer com todas as mulheres se sentissem representadas pela personagem da série. Um presente do Netflix para quem já é fã da série. E uma oportunidade para quem ainda não consumiu este conteúdo, consumir. (E é por isso que nós amamos o Netflix!)

Como o Burger King se aproveitou do Ovo Maltine do McDonald’s para promover seus produtos

 

Marketing de Oportunidade burger king

 

Recentemente, o McDonald’s causou um alvoroço nas redes sociais quando comprou os direitos de uso do Ovo Maltine exclusivamente para a sua marca.  O o Bob’s era a rede que tinha o milk shake de Ovo Maltine como um dos produtos de maior relevância no seu cardápio. A partir deste momento apenas o McDonald’s poderia usar o nome da marca (Ovo Maltine) para promover seus produtos. As demais redes poderiam continuar usando apenas o ingrediente para a produção do milk shake.

O Burger King estava fora da discussão, mas a rede de fast food que adora afrontar o Mc Donald’s para gerar buzz nas redes sociais não perdeu tempo. Ele e usou o marketing de oportunidade para ganhar atenção dos internautas.

Em um post publicado em suas redes sociais, o Burger King promovia o seu produto com os dizeres “Milk Shake com aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado”. Como o assunto estava em alta no momento, a publicação trouxe bastante engajamento para a marca.

Como aplicar marketing de oportunidade na minha organização?

O primeiro passo para ter sucesso nas suas campanhas de marketing por oportunidade é conhecer bem a persona da sua marca. Você precisa saber exatamente quem é o público que irá receber aquele conteúdo. O que eles acham sobre aquele assunto, o que consomem e qual tipo de posicionamento eles esperam da sua empresa.

Outro ponto, é estar sempre antenado nos assuntos atuais que o seu público consome. Quando você cria uma campanha sobre algo da atualidade, você está dialogando com o seu público. As chances deles quererem participar deste diálogo é ainda maior.

Gostou? Então se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.



Deixe um comentário

2 Comentários em "Você sabe o que é Marketing de Oportunidade?"

avatar
500
Ordenar Por:   Mais Novo | Mais Antigo | Mais Votado
Mateus
Visitante

Quantos likes a Like merece por esse artigo, hein? Rs parabéns, pessoas! Texto ótimo, assim como os exemplos =)



TAGS

  • marketing de oportunidade
  • marketing digital
  • marketing online
  • redes sociais

Matérias Relacionadas

Entenda o Marketing de Conteúdo para serviços

out 30    Nenhum comentário

O Marketing de Conteúdo é fundamental para as empresas que querem ter presença marcante no ambiente digital. É essencial, também, […]


SAIBA MAIS

Marketing de Entretenimento Online: você sabe como fazer?

out 23    Nenhum comentário

O setor de entretenimento tem o terceiro maior mercado do mundo. E, com o fim do ano chegando, as festas se […]


SAIBA MAIS

Marketing de Moda: porque é preciso pensar nele?

out 15    Nenhum comentário

Graças às novas tecnologias de comunicação, o mercado, a forma de consumo, bem como a forma de fazer Marketing estão […]


SAIBA MAIS



Faça um
orçamento_

Trabalhamos com orçamentos adaptados as reais necessidades de cada cliente, pensando sempre nos resultados das ações como objetivo final.

entre em contato_

Assine nossa newsletter e receba nossas notícias e novidades direto no seu e-mail

Copyright © Like Comunicação - 2017