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Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando em estratégia de marketing de conteúdo para se destacar da concorrência, atrair visitantes e ajudar a alavancar as vendas. Mas o marketing de conteúdo vai muito além do que apenas produzir conteúdo para blogs, sites e redes sociais. É preciso pensar em uma estratégia que gere valor ao público, oferecendo informações relevantes sobre os mais diversos assuntos.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo, muito bem elaborada, precisa e focada em objetivos, é capaz de alcançar resultados significativos, fazendo com que sua empresa se torne referência no assunto e alcance o reconhecimento de seu público-alvo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como montar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz.


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1 – Trace os objetivos da campanha

O que você quer obter da sua estratégia de marketing de conteúdo, especificamente? Você quer aumentar vendas? Quer aumentar a reputação de sua marca? Ganhar popularidade? Aumentar e gerar leads? Quais serão seus KPIs?

Ao definir seus objetivos, analisá-los sob o ponto-de-vista das suas prioridades e estabelecer as suas metas, você não só ajuda a organizar o calendário de ações (o que postar, como e onde divulgar) como a entender de que maneira o planejamento de marketing de conteúdo deve se comportar para ter bons resultados.


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2 – Elaboração de personas

Uma etapa fundamental da elaboração da sua estratégia de marketing de monteúdo é a elaboração da sua persona. Saber com quem você está se comunicando é fundamental para o desenvolvimento do conteúdo. Logo, a definição de suas personas é a forma ideal de se compreender as dores e as necessidades do seu público-alvo.

O ideal é que você crie uma buyer persona ou faça pesquisas etnográficas, para que você possa direcionar seu conteúdo de uma maneira eficiente. Isso é muito importante para guiar todos aqueles que trabalharão na sua estratégia, de forma a deixar a mensagem unificada e personalizada, um dos maiores triunfos que o marketing de conteúdo pode te proporcionar.

 
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3 – Criação de conteúdo

Não adianta postar sempre a mesma coisa. Se você já conhece o seu público, a jornada do seu cliente e tem uma boa noção das perguntas que precisam ser respondidas, procure entender qual o melhor material para cada caso. Você tem várias opções de conteúdo: blog post, e-mail marketing, vídeo marketing, e-books, entre outros.

Neste momento, é interessante notar o que o seu mercado está consumindo e a tendência dos seus concorrentes. Nem sempre determinado tipo de conteúdo será a melhor opção para sua estratégia de marketing de conteúdo.


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4 – Defina os canais de distribuição

Para uma estratégia de marketing de conteúdo ser completamente efetiva, é preciso planejar também como seu conteúdo será distribuído e quais serão os melhores canais para estar presente.  Isso porque, pessoas diferentes utilizam mídias diferentes. Assim, não é necessário estar em todos os sites de relacionamento. Priorize os de maior popularidade entre seus leads.

Sair criando contas em todas as redes sociais para divulgar seu conteúdo e não dar conta, depois, de fazer um bom trabalho em todas elas, não é uma boa estratégia. É bem mais efetivo escolher as que mais engajam sua audiência e fazer um bom trabalho em menos espaços.


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5 – Mensure os resultados

A grande vantagem do ambiente digital é tudo é mensurável, o que significa que todas as suas ações nas redes sociais podem ser medidas, gerando informações extremamente relevantes sobre como atuar nos próximos conteúdos que você irá produzir, para atingir de forma mais positiva e relevante para seu público alvo.

Assim, estipule prazos para as campanhas e observe as métricas com regularidade. Se a abordagem funcionar, mantenha o bom trabalho. Se a performance não parecer tão satisfatória, altere o que for preciso e siga em frente.

Agora que você entendeu como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo, está na hora de traçar um plano de ação e começar a trabalhar melhor as suas estratégias de comunicação. Mas, lembre-se: não existe estratégia de marketing de conteúdo de sucesso sem um bom planejamento inicial. A Like Comunicação é especialista em Marketing Digital e pode te ajudar a montar uma estratégia de sucesso. Clique aqui e faça um orçamento.

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