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O Marketing de Conteúdo é fundamental para as empresas que querem ter presença marcante no ambiente digital. É essencial, também, uma estratégia de Marketing de Conteúdo para serviços assertiva para cada tipo de negócio. Volte suas estratégias para a criação de conteúdo de qualidade, relevante e útil, de forma a engajar o público e crescer a rede de clientes. Sendo assim, é possível mostrar ao consumidor o valor de um empreendimento da área de prestação de serviços. É importante posicionar-se como uma empresa que traz soluções às necessidades dos clientes.

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para serviços

Pensar nas particularidades de cada negócio é o ponto inicial para estruturar uma estratégia de marketing bem-sucedida. Os empreendimentos não podem ser promovidos da mesma forma. Afinal de contas, vender produtos é diferente de vender serviços.

Mas, antes de tudo, é necessário estabelecer objetivos e metas e basear-se em uma estratégia de Marketing de Conteúdo para serviços organizada e estruturada para gerar resultados.

Com pensamento estratégico, é possível utilizar o Marketing de Conteúdo para cada fase do funil de vendas, interagindo cada vez mais com seus clientes e conquistando aos poucos a sua fidelidade.

As fases do funil de vendas são  atrair, converter, fechar e encantar.

1 Atrair leads

Nessa fase, o visitante ainda é um desconhecido. Por isso, é preciso que seu website, bem como as redes sociais da sua empresa estejam preenchidos com todas as informações sobre seu negócio. Preencha os campos que falem sobre seus serviços e as formas de contato.  No que diz respeito especificamente às redes sociais, elas precisam estar sempre atualizadas. Produza conteúdos interessantes, atrativos e de qualidade.  Investir em um blog é uma boa estratégia para gerar conteúdo relevante.

Como o potencial cliente ainda não tem conhecimento sobre sua empresa, aqui é o momento para investir também em layouts atrativos. Apresente-se como a melhor opção do mercado naquilo que oferece. Destaque seus conhecimentos sobre o mercado e suas experiências nele.  Lembre-se sempre que o objetivo nesta etapa é atrair o lead e leva-lo para dentro do processo de venda.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo para serviços bem estruturada, consegue, nesta fase, aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua empresa.

2 Converter leads

A partir do momento em que o lead mostrou interesse pela sua empresa e pelo serviço que você oferece, é hora de aumentar o seu relacionamento com ele. Torne-se mais próximo e conheça-o melhor.

Usar landing pages e formulários, neste momento, é uma ótima estratégia. Ambos permitem que você ofereça conteúdos mais explicativos sobre o problema daquele lead e como sua empresa pode ajudar a soluciona-lo. Eles também permitem a obtenção de maiores informações sobre aquele cliente em potencial.

O Marketing de Conteúdo para serviços é peça fundamental para que você forneça o conhecimento necessário e solucione a “dor” do seu cliente. Oferecer informações relevantes é a forma mais efetiva de fazer com o que lead passe por cada uma das etapas do processo de venda de forma mais rápido.

Aqui é o momento de continuar sendo referência em seu segmento. Aproveite os dados de contato para enviar newsletters. Envie news com mais explicações sobre o assunto que os interessou. Mantenha esses leads engajadso com seu conteúdo.

 3 Fechar o negócio

 Você já atraiu o lead, o manteve interessado. Ele já está considerando adquirir seu produto e procura informações que irão ajudá-lo a tomar essa decisão. Agora é o momento de inovar, ir além. Encontre um diferencial para mostrar ao lead que sua empresa merece atenção por isso. É  hora, também, de convencer o lead de que o serviço que sua empresa entrega é exatamente aquilo que ele precisa.

Aposte, como estratégia de Marketing de conteúdo para serviços, no envio de e-mails marketing personalizados. Envie e-mails com o nome do lead e com mais informações sobre seus produtos e serviços. Fale também sobre a experiência e o talento da empresa.

O objetivo, nesta etapa, não é uma venda única, mas sim uma longa parceria, onde este lead será um cliente fidelizado.

4 Encantar o cliente

Um dos grandes erros de qualquer empresa é achar que os investimentos em Marketing terminam no momento em que a venda é efetuada. É preciso traçar estratégias pós-vendas. O grande propósito é ter um cliente fiel, por um longo tempo.

Um bom relacionamento é peça muito importante. Um cliente satisfeito aumenta as chances de ele retornar para contratar novos serviços. E é bastante provável que ele também indique os serviços da sua empresa para outros de mesmo perfil.

O Marketing de Conteúdo para serviços é um excelente aliado para que o relacionamento com esse novo cliente seja forte e duradouro.  Afinal, você já conhece esse cliente. Reuniu informações sobre ele e pode continuar a oferecer conteúdos personalizados que o ajudem em algum momento.

Agora é a hora de continuar investindo em estratégias de e-mails marketing. Envie campanhas de novos produtos que complementem a última compra.  E-mails com pesquisa de satisfação e espaços para sugestões de melhorias. E, lembre-se também de continuar mantendo seu blog atualizado. Escreva sobre o mercado e a utilização de seus produtos.

Se você possui uma empresa no segmento de serviços e quer investir em conteúdo, a Like Comunicação pode te ajudar. Temos em nosso portfólio clientes desse setor. Nós prestamos serviços de captação e nutrição de leads, produção de conteúdo para blogs, gestão de mídias sociais e muito mais. Acesse o site  e venha bater um papo com a gente.



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